Make your own free website on Tripod.com
apresenta:


    Este F.A.Q. contém algumas explicações e dicas destinadas para aqueles que estão começando a fazer seus personagens (Básico), para aqueles que querem se aprofundar e tendo pequenos problemas (Intermediário), e também para aqueles que só querem saber de jogar (Jogadores). Se você ainda está com problemas, você pode me contactar via e-mail (get-up@bol.com.br), e eu tentarei ajudar o mais rápido possível!

Moyashi


Básico

1B. Que programas são necessários/úteis para se fazer um personagem, e onde encontrá-los?
    Eu uso o Adobe Photoshop 5.0 para mais opções na edição dos sprites e para fazer os arquivos ACT. Pode-se substituí-lo pelo Paint Shop Pro, disponível em shareware no http://www.tucows.com.br. Uso também o ACDSee v3.0, para gerenciar as imagens mais facilmente, e "cropear" as imagens. Para editar os arquivos DEF, CNS, CMD e AIR, eu uso o NotePad do Windows, ou o WordPad para arquivos maiores.
    Outros programas mais específicos são o incrível MCM, feito por sés (http://teleline.terra.es/personal/moi.ses/) para fazer os arquivos SFF, o AIRVIEW, para definir os Collision Boxes, e o PCXCLEAN, melhor explicado mais tarde (esses dois últimos encontrados no site da Elecbyte).

2B. Quais os passos para se fazer um personagem?
    Não há uma seqüência ideal para se fazer um personagem. Os principais passos que seguem não precisam ser feitos um de cada vez.

1) Obter os sprites e deixá-los com a mesma palheta;
2) Montar o arquivo SFF;
3) Montar as animações e os Collision Boxes do arquivo AIR;
4) Fazer e ajustar cada State no arquivo CNS;
5) Definir os comandos e combos no arquivo CMD;
6) Montar o arquivo de som SND;
7) Criar cores extras.

    Como eu disse antes, os itens acima não devem ser cumpridos individualmente - às vezes é preciso alternar entre eles. Monte seu personagem aos poucos, sempre com muita paciência...

3B. O que é um arquivo ACT?
    É um arquivo que traz toda uma palheta de cores, que é usado pelo MUGEN. Com um arquivo desses é mais fácil de deixar todos os seus sprites com uma mesma palheta, e não ter seu personagem com cores estranhas. Para cores extras de personagens, são necessários outros arquivos ACT.

4B. Como fazer um arquivo ACT no Adobe Photoshop 5.0?
Primeiro você deve ter um sprite limpo do seu personagem, em RGB. Vá para Image -> Mode -> Indexed Color. Escolha Exact (não dê Ok), e escolha em seguida Custom. Ele irá abrir a Tabela de Cores. Procure a cor de fundo na tabela e clique com o Ctrl pressionado (o ícone irá se transformar em uma tesoura). Agora clique duas vezes na última cor (canto inferior direito), que é a cor 0. Uma nova janela se abrirá, na qual você pode definir a nova cor (Color Picker). Clique na imagem original (ele mudará para o ícone de conta-gotas), na cor de fundo (veja imagem). Dê Ok, e salve a palheta em ACT. Não é preciso salvar a imagem.

5B. O que é o PCXCLEAN e como usá-lo?
O PCXCLEAN é uma ótima ferramenta para passar várias imagens PCX para uma mesma palheta de uma vez, e eliminar cores não desejadas (como backgrounds). Muito útil para imagens obtidas de emuladores que não possuem a opção de eliminar layers. Para passar várias imagens para uma mesma palheta PLAYER.ACT, no comando do MS-DOS, no mesmo diretório do PCXCLEAN.EXE, faça:

pcxclean -c -y (-b) [arquivos a serem modificados] [arquivo ACT]

Coloque o -b apenas caso os sprites de seu personagem não tenham a cor preta. Veja um exemplo:

pcxclean -c -y -b work\juri\g*.pcx work\juri\juri.act

No caso acima, os arquivos PCX que comecem com g do subdiretório work\juri passarão para a palheta juri.act, do mesmo subdiretório.
Atenção: faça backup de seus arquivos, pois é muito fácil perdê-los no começo!

6B. Eu não consigo tirar o contorno do personagem! Ele fica dentro de um quadrado rosa!
Dê uma olhada nas explicações acima sobre os arquivos ACT e PCXCLEAN.


Intermediário

1I. Como fazer os retratos pequeno e grande?
O retrato pequeno deve ter 25x25 pixels, com a mesma palheta dos demais sprites, no número 9000, 0. O retrato grande deve ter 120x140 pixels, pode ter palheta própria*, colocado no número 9000, 1 do arquivo SFF.

*Para dar palheta própria, coloque assim depois de uma imagem (não pode ser a primeira) no arquivo txt que vai para o SPRMAKER:
(...)
#
1
1
work\e-vegeta\bigface.pcx
9000
1
0
0
#
1
2
(...)

Usando o MCM v1.0, é só desativar o box "Palette Shared" ao adicionar a imagem.

2I. Como fazer para o personagem gritar quando nocauteado?
Ao criar o arquivo de som (SND), coloque o grito de derrota no número 11, 0.

3I. Pra que servem os números em cima de cada State Controller?
Eles servem principalmente para facilitar correções. Por exemplo, se algo estiver errado num State Controller que começa com [State 1100, 3], o MUGEN será abortado, e nas mensagens de erro aparecerá em qual State Controller ocorreu o erro. Não há necessidade de coincidir o primeiro número com o State ao qual ele pertence, ou colocar um número após a vírgula (ex: [State 1666, pfrente]).

4I. Por que às vezes meu personagem fica "flutuando"?
A provavel causa disso é um erro no parâmetro type. Se você colocar "type = S" num ataque aéreo, como um Shoryuken, o personagem ficará flutuando se for atingido durante o ataque.


Jogadores

1J. Como adicionar personagens no MUGEN?
    Primeiro você coloca os arquivos do personagem numa Subpasta dentro da Pasta CHARS com o mesmo nome que o arquivo DEF (por exemplo, se entre os arquivos do personagem há um arquivo E-VEGETA.DEF, eles devem ser colocados na pasta CHARS\E-VEGETA). Você deve abrir o arquivo SELECT.CFG da subpasta DATA, com o Bloco de Notas, e procurar a linha [Characters]. Adicione uma linha, logo em seguida, com o nome da subpasta do personagem, como o exemplo:

[Characters]
e-vegeta ; Adicione esta linha!

2J. Por que há personagens que funcionam apenas em versões anteriores do M.U.G.E.N. v2000.01.01?
    Na nova versão, uma função teve o nome alterado de "GameExplod" para apenas "Explod". Para adaptar o personagem à nova versão, abra os arquivos CNS com o WordPad, e use a opção Editar -> Substituir para trocar o antigo nome pelo novo.